Nota CEMEC - 10 2021

Empresas industriais de capital aberto aumentam os investimentos em 2021.

Gratuito

A análise da evolução dos investimentos das empresas industriais de capital aberto, incluindo ou não os dados da Petrobras, Eletrobras e Vale , mostram evolução positiva . Num período ainda parcialmente afetado pela forte crise da pandemia da COVID 19, os dados consolidados de investimentos de todas as empresas industriais de capital aberto no ano terminado em junho de 2021 em relação ao PIB revelam crescimento acentuado ao atingir o maior nível desde 2009.

A análise dos resultados dessas empresas mostra que nesse período as taxas de retorno do capital total investido superam por larga margem do custo médio ponderado do capital, depois de se manterem inferiores a esse custo desde 2012. Embora esses resultados tenham sido favorecidos no período pela redução dos custos de capital com a queda da taxa de juros, resultam também do aumento dos resultados operacionais, favorecidos pelo aumento das margens de lucro bruto.

O aumento do coeficiente de lucros retidos para o maior nível dede 2009 pode sinalizar a disposição dessas empresas de aumentar a disponibilidade de recursos próprios para compor o financiamento de novos investimentos.