Nota CEMEC 05/2023

Nota CEMEC 05/2023 - Coeficiente de poupança financeira das famílias estabiliza e reduz impacto sobre consumo
Gratuito

Sumario

A acumulação de poupança financeira das famílias desde o início de 2020, movimentoobservado no Brasil e em todo o mundo, tem sido explicado pelos fatores circunstanciais e precaucionais associados à pandemia da COVID 19. Dada a magnitude da poupança acumulada, o controle da pandemia e a superação das restrições de convívio social que reduziram fortemente o consumo de bens e serviços tem gerado a expectativa de que em algum momento, as famílias fizessem uso de parcela da poupança acumulada para reforçar o consumo até para realizar as compras que teriam sido adiadas. O objetivo dessa Nota é verificar em que medida movimentos da poupança financeira tem influenciado o nível de consumo nos últimos dois anos.

Apesar de alguma queda do saldo de poupança financeira acumulada¹ no primeiro trimestre de 2023, atribuível a uma variação de caráter sazonal nesse período, não há, indicação da ocorrência de saques do saldo de ativos financeiros para reforçar o consumo. Entretanto verifica-se mudanças significativas na parcela da renda das famílias destinada à poupança financeira durante todo o período que vai de 2020 até o primeiro trimestre de 2023. Foram geradas estimativas da parcela da renda destinada à poupança financeira em cada período, combinando a utilização das estimativas de renda disponível divulgadas pelo Bacen e as estimativas do fluxo de poupança das famílias do CEMEC Fipe.

Nos períodos de doze meses ocorridos desde fins de 2019 e até fevereiro de 2021 observa-se aumento da parcela da renda destinada à poupança financeira, fazendo com que a demanda de consumo cresça menos do que seria resultante do aumento da renda. A partir fevereiro de 2021 até junho de 2022, ocorre exatamente o contrário, quando o consumo tem crescimento reforçado com a queda da parcela destinada à poupança financeira. Daí por diante, e até o primeiro trimestre 2023, esse movimento de queda da parcela destinada à poupança tem uma pequena reversão. A manutenção ou aceleração desse movimento poderá ter algum efeito negativo sobre a demanda nos meses seguintes.